segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Shoresh Kayin


O despertar inferior e o despertar superior



A raiz de Kayin está no segredo da excitação que vem de baixo que é chamada nos textos da Qabalah em aramaico de Itaruta Diltata (אתערותא דלתתא)*** também identificada como Águas Femininas que é o desejo e o trabalho do homem em alcançar as luzes superiores e esse é o potencial das almas que se enraizam na Alma de Kayin, de quando lançadas no exílio possuírem força de erguer não somente o seu local, mas o mundo inteiro (ver rabino Akiva quando foi lançado aos romanos e conseguiu elevar MAN - Mayin Nukvin - para a sua geração e gerações posteriores, - Rabino Akiva personalidade e época, livro).


A questão com isso é que depois que Adão HaRishon comeu do fruto da Etz HaDaat Tov VeRáa, ele espalhou suas gotas de sêmen à toa dando origem aos Shedim, Ruchin e Lilin que são classes de demônios, depois ele foi até Chava e atrávés de conexão e acoplamento (חיבור וזיווג) ela concebeu Kayin, e depois disso ele, Adão, continuou no seu trabalho de corrupção.
Portanto, a gota na qual estava a alma de Kayin estava conectada no início e no fim por outras gotas (que são a porção negativa dele, configurando assim três tipos de gotas na raiz de Kayin) que foram geradas por aquele orgasmo.
Essas gotas são criadas do despertar do macho chamado céu sem o despertar (excitação) da fêmea chamada terra, de modo que elas não a alcançam e é como se ficassem suspensas no ar e isso oferece dois grandes problemas, um é que ela está solta porque é como uma gota de água e outro é que ela permanece pairando no ar entre o céu e a terra e não tem descanso nenhum até que entrasse na fêmea, e essas gotas de sêmen que estavam incluídas na raiz de Caim tinha esses dois grandes problemas e por isso é dito que ele (Caim) ficava suspenso entre o céu e a terra.
A parte boa de Kayin, no entanto, foi produzida a partir da gota de excitação tanto do macho quanto da fêmea, e, portanto, ela possui grandes benefícios e ela é o segredo de um "céu forte" (רקיע חזק), pois ao entrar na nukva, a gota torna-se sólida (Bereshit 9:13) e daí é possível compreender a questão do Mabul e dos descendentes de Kayin (Bereshit 7:23 referindo-se à Kayin) dessa quantidade de gotas soltas que vieram anexadas com ele, pois elas ficaram suspensas ali (anexadas nas qlipot como Shedim e Ruchin), e o dilúvio veio e as dizimou separando-as daquelas cascas, então elas retornam para dentro do útero da mãe superior (Ima) onde são apropriadamente talhadas para encarnar mais tarde aqui embaixo e serem corrigidas aos poucos.


E esse é o significado da Alma do profeta Ezequiel e do Rei Ezequias conforme explicado no Shaar Hagilgulim, que um sustenta a cabeça e o outro fortalece os pés. Essas primeiras gotas frouxas são maiores em tamanho do que as outras e elas são também as dez gotas emitidas de Yossef por isso a correção desses níveis extrai para os mundos inferiores grandes quantidades da Luz Superior. A alma do Rei Ezequias é o segredo da cabeça de Kayin (a gematria de סוד הראש Sod haRosh é 583) e isso está implicado em seu nome nas letras Yod e Hê que são Aba e Ima o Pensamento Superior (Introdução 38, final, Shaar HaGilgulim). A gematria extensa de Yod He escrito com o Alef é igual a 583 e a gematria de Tikun Kayin também é 583.
Esse também é o segredo do porquê o profeta Ezequiel é chamado Ben Adam, pois ele é dessas gotas que ficam suspensas porque foram produzidas somente por Adão Harishon do invés de Ben Adam veChava.
Todo o Sha’ar Hagilgulim é focado no tikun de Kayin. Originalmente ele, Kayin, era a imagem

do Abba e sua companheira o Imma celestial, para onde devem elevar-se após a correção de sua raiz. O mundo foi criado para expressar a consciência do pai e mãe superiores, portanto a Teshuvah de Kayin tem por objetivo transformar o mundano em sagrado, (a correção do pensamento é uma característica do tikun kayin - Haqdamah 38, S'H').
A transgressão de Adão no mundo de Atzilut fez a sefira Daat - o aspecto de Keter (Bereshit 4:1 E Adão conheceu ידע Chava, sua esposa e ela concebeu e teve Caim...) sair de seu local entre Abba e Imma (a mente superior) e descer entre Chessed e Gevurah até Tipheret (coração) no nível das emoções.


A partir do Sha'ar HaPesukim, Livro de Ezequiel - Chayim Vital.


*** A excitação de cima Itarutah Dililah (אתערותא דלעילא) - Mayin Dochrin
- Águas Masculinas chamada de Maná na Torah.

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