terça-feira, 29 de julho de 2025

OS GRAUS DOS MUNDOS Zohar Bo desde 36 -

 29 de julho, 2025

Encontrei um tesouro dentro da parede de barro e era um caderno com mapas de tesouro com desenhos e pontos de lugares onde há coisas a serem encontradas e segui com ele numa aventura e de repente eu estava nos primórdios da Terra e vi dinossauros para lá e para cá e depois estava nos primórdios da civilização humana e um grupo de homens nômades de estatura baixa moravam em tendas de pele rústicas no meio de um campo, e depois eu vi um rio a distância e nesse rio nadava um homem gigante que também era um grande animal da água e nadava de um lado a outro do rio atrás de uma presa para captura-la. E depois eu vi outro rio largo que corria abaixo de uma plataforma quadrada muito alta. Ali embaixo no local do rio e era o próprio rio, ficava uma multidão de homens a aparência do mesmo gigante que vi na água, mas as vezes eles aparentavam estatura natural e eles eram os egípcios, então me elevei até o topo da estrutura e lá em cima haviam mais egípcios agora com a aparência real de egípcios e haviam construções feitas de bambu que se prolongavam em tantas direções e agrupados entre esses bambus ficavam os egípcios; a água despencava ali entre a estrutura e por trás dela e havia outra estrutura por detrás dessa também de bambus amarelos e era o trono da Rainha do Egito e próximo desse altar algo como uma mesa e uma toalha sobre ela na aparência de um mapa com o nome de muitos deuses que os egípcios adoravam dentro de quadrados como se fossem divisões de bandeiras. A Rainha negra muito bonita entrou pelo lado esquerdo cantando, e ela cantava muito uma canção comovente e chorosa na sua própria linguagem egípcia e cantava isso para aqueles deuses todos que os influenciavam, os egípcios acompanhavam a sua cantoria e me aproximei e vi na parte direita abaixo na toalha uma transliteração da pronúncia do Nome Sagrado e por causa da canção e por causa de que vi o Nome (porque os esgipcios reconheciam o Qadosh Baruch Hu) comecei a chorar muito no sonho.

E este sonho me foi diferente.


EXPLICAÇÃO CABALÍSTICA:

SULAM on Zohar, Parashat Bo 36:


Bo 36
אמר ר' שמעון וכו':
Disse Rabi Shimon:
Agora é o momento de revelar segredos que se ligam tanto acima quanto abaixo.
O que está escrito? "Vá a Faraó" — não deveria estar escrito "Vá até Faraó"?
O que significa "Vá" (בוא)?
Ele responde:
É que Ele o fez entrar — a Moshê — em câmaras dentro de câmaras, até o grande crocodilo (Tanin) poderoso e supremo, do qual muitas graduações se encadeiam e descem.
E quem é ele?
É o segredo do grande Tanin.

Bo 37
ומשה דחיל מניה וכו':
E Moshê temia diante dele,
e não se aproximou, senão dos riachos (ieorim), que são os graus dele.
Mas do Tanin em si, ele tinha temor, e não se aproximou,
porque o viu enraizado em raízes superiores.

Bo 38
כיון דחמא וכו':
Quando o Santo, bendito seja, viu que Moshê temia,
e que outros mensageiros superiores não podiam se aproximar dele,
disse o Santo, bendito seja:
"Eis que Eu estou contra ti, Faraó, rei do Egito, o grande Tanin que jaz em meio a seus rios" (Yechezkel/Ezequiel 29:3).
Pois o Santo, bendito seja, precisava Ele mesmo guerrear contra ele, e não por meio de outro, como foi dito:
"Eu sou YHVH" — interpretado como: "Eu, e não um mensageiro."
E foi explicado o segredo da sabedoria do grande Tanin que jaz em meio a seus rios,
para aqueles que habitam sobre a medida (Midian),
que conhecem o segredo de seu domínio.

Bo 39

פתח ר"ש וכו':
Rabi Shimon abriu e disse:
“E Elohim criou os grandes Tanninim (crocodilos/monstros marinhos)” (Bereshit 1:21).
Este versículo foi já explicado.
Mas o que significa: “E Elohim criou os Tanninim” — é um segredo:
Este é o Leviatã e sua companheira.

“Taninim” está escrito sem o yud (תנינם em vez de תנינים),
porque Ele matou a fêmea,
e o Santo, bendito seja, elevou-a para os justos.
E isso já foi explicado.
Por isso, restou apenas um Tanin (monstro/crocodilo) grande.

E saiba: o Leviatã é um peixe puro, conforme disseram nossos sábios (Chulin 67b).

A parte interior (mística) da explicação é a seguinte:

O Leviatã e sua consorte têm uma raiz elevadíssima,
pois o mar representa a Malchut em seu aspecto de Chochmah,
e a mais importante de todas as criaturas do mar é o Leviatã.
Logo, ele representa o todo da Chochmah que há no mar.

Porém, ele não se estende da própria Chochmah,
mas sim da Biná que retorna à Chochmah,
no segredo da linha esquerda,
dentro da qual se encontra o que é chamado de “ponto do shôreq” (נקודת השורק – ponto vocal com som de "u").

E por isso está escrito sobre eles:
“E Elohim criou os grandes Taninim”,
pois Biná é chamada “Beriyá” (criação).

Mas o local dele não foi fixado no próprio mar,
isto é, na Malchut de Atzilut,
mas sim, um lugar foi preparado no mundo de Beriyá,
que está fora de Atzilut,
abaixo da Malchut de Atzilut,
e isso está no segredo dos dez riachos (ieorim) que Rabi Shimon apresenta aqui.

E não te surpreendas — se são de grau de santidade, por que foram mortos?
Pois a fêmea foi morta imediatamente,
e também o macho foi morto depois, conforme o versículo:
“E matará o Tanin que está no mar” (Yeshayahu 27:1).

E a resposta é:
“morte” aqui significa anulação do grau,
e retorno ao mundo de Atzilut.
E, de fato, no final da correção (Tiqún),
todos os três mundos BY"A (Beriyá, Yetzirá, Assiyá)
serão anulados e retornados ao Atzilut.

E também não se deve perguntar:
Se havia necessidade de matar a fêmea para que o mundo não fosse destruído — como será explicado adiante —,
então por que criá-la desde o princípio?

A resposta é:
Esta morte foi somente quanto à função dela junto ao Leviatã,
mas ela não foi completamente anulada,
pois as almas dos justos se alimentam dela.

E por isso foi dito:
“E o Santo, bendito seja, a elevou para os justos”.

Bo 40

התנים הגדול, תשע וכו':
O grande Tanin, que é o Leviatã macho, o qual permaneceu vivo —
sobre o qual está escrito: “que jaz em meio a seus rios”,
são nove rios (ieorim) nos quais ele jaz.
Esses nove correspondem às nove Sefirot:
Chochmáh, Bináh, Da’at, Chéssed, Guevuráh, Tiféret, Netzach, Hod, Yesod.

E há um rio a mais, cujas águas são calmas —
esse é o Kéter,
as bênçãos das águas do Jardim (Gan),
ou seja, a Malchut de Atzilut
caem nele três vezes ao ano,
correspondendo aos três Kavim (linhas):
Direita, Esquerda e Central.
Sobre eles está dito:
“Três vezes ao ano todo macho será visto diante de Mim…” (Shemot 23:17).

Se caem nele duas vezes ao ano, ou seja,
apenas as linhas da direita e da esquerda,
o rio é abençoado, porém não plenamente,
pois lhe falta a linha do meio.

E se só uma dessas quedas ocorre —
ou seja, apenas a direita ou apenas a esquerda —
não é o suficiente:
ele não é abençoado por meio disso.

E desse rio calmo, que é o Kéter,
os nove rios — que são as nove Sefirot inferiores
recebem seu influxo.

Bo 41

והאי תנינא עאל וכו':
E esse Tanin (monstro marinho) entra nesse rio,
que é o Kéter dos rios,
fortalece-se nele,
nada e avança até o mar,
que é a Malchut de Atzilut.

Ali, engole vários tipos de peixes,
e governa sobre eles
isto é, as graduações (níveis) que estão dentro do mar,
que são menores do que ele:
ele os engole e os completa em si.

Depois, retorna ao rio calmo,
e esses nove rios vão e sobem até ele —
ou seja, para receber seu influxo,
pois eles recebem o fluxo espiritual
desse rio calmo, que é o seu Kéter.

Ao redor desse rio,
muitas árvores e ervas de diferentes tipos,
cujo significado será explicado adiante (no parágrafo 68).
E este é o primeiro dos rios, ou seja, o Kéter entre os rios.

Bo 42

נפקא מסטרא שמאלא וכו':
Agora é explicado o processo de surgimento dos dez rios:

Eles saem pelo lado esquerdo,
por um único canal (tzinor) que flui e sai,
que é o Yesod de Ze’ir Anpin.

Dali saem três gotas,
vindas das três linhas: Direita, Esquerda e Central —
todas incluídas dentro da linha esquerda.

E cada gota se espalha e se divide em três gotas,
totalizando nove gotas.

E de cada uma dessas gotas,
forma-se um rio (ieor)
e estes são os nove rios
que se fortalecem, avançam, nadam
e circundam todos os Rakia’im (firmamentos),
isto é, todos os limites do Tzimtzum Bet (Segunda Restrição),
os quais são chamados de rakia’im (expansões celestes).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS GRAUS DOS MUNDOS Zohar Bo desde 36 -

 29 de julho, 2025 Encontrei um tesouro dentro da parede de barro e era um caderno com mapas de tesouro com desenhos e pontos de lugares ond...